Em algumas pessoas, a amamentação pode desencadear emoções negativas específicas e pensamentos intrusivos, e, assim, a vivência do fenômeno da perturbação ou aversão à amamentação ou a condição médica conhecida como Disforia do Reflexo de Ejeção de Leite (D-Mer). Estas intercorrências não impedem o desenvolvimento também da depressão ou transtornos de humor no pós-parto.

Compreender as nuances e variações em todas essas condições e sintomas pode levar a melhor encaminhamento, intervenção e tratamento para aqueles que lutam com emoções negativas associadas à amamentação. A mera prescrição de antidepressivos, por exemplo, quando você tem D-MER ou aversão, nem sempre irá aliviar os sintomas ou ajudar a resolver a situação.

No dia 30 de maio de 2021, tivemos um encontro com a palestrante internacional Zainab Yate, especialista em ética biomédica, pesquisadora independente e ativista.

No evento, pudemos nos debruçar sobre a literatura existente a respeito de quando a amamentação pode fazer alguém se sentir mal, triste ou até mesmo “louca”, e o que pode ser útil no alívio destas emoções negativas.

Também vimos que, como uma especialista em lactação ou profissional de saúde, você pode ser capaz de avaliar, encaminhar, sinalizar e apoiar quem está em sofrimento.

As alunas aprenderam temas como:

● Os sintomas auto-relatados de aversão/perturbação que as mães têm e o espectro de emoções e gravidade da aversão que é experimentada, assim como os sintomas da disforia do reflexo de ejeção do leite (D-MER), seu início e duração.

● As semelhanças e diferenças de aversão/perturbação e D-MER para as condições médicas de depressão pós-parto e Síndrome Sad Nipple (SNS) como parte de um diagnóstico diferencial.

● As etapas a serem seguidas para aliviar as emoções negativas e pensamentos intrusivos que podem ser vivenciados ao amamentar usando a ferramenta BROMPHALLIC.

Depois de lutar contra uma severa aversão há muitos anos, Zainab publicou o primeiro estudo olhando especificamente para aversão/perturbação na amamentação em 2017, que está disponível gratuitamente no link https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5684792/.

Zainab Yate é atualmente a maior especialista internacional em aversão à amamentação e em 2020, lançou o primeiro e único livro sobre o tema – “When breastfeeding sucks” pela editora Pinter & Martin de Londres, com o objetivo de apoiar mais famílias nesta difícil experiência.

Mídias sociais coordenadas por Zainab Yate:

Página do Facebook: https://www.facebook.com/breastfeedingaversion
Instagram: https://www.instagram.com/breastfeedingaversion/
Twitter: @Bf_aversion
Site e curso gratuito (em inglês): www.breastfeedingaversion.com