Pré-Inscrição ENCERRADA. Inscreva-se na Lista de Espera para ser avisada da abertura das vagas.
Desafios Atuais na Assistência à Amamentação
Você será transferida(o) para a página de inscrição, preencha os campos abaixo:
Pré-Inscrição ENCERRADA. Inscreva-se na Lista de Espera para ser avisada da abertura das vagas.
Para maiores informações, fale com o nosso atendimento pelo WhatsApp.
Falar pelo WhatsappDilemas éticos fazem parte da vida de quem atua na assistência à saúde materno-infantil em nossos dias.
Oferecer orientação às famílias que estão vivendo desafios no processo da amamentação pode trazer inúmeras dificuldades para o profissional que preocupa-se em manter uma prática baseada em evidências e livre de conflitos de interesses ou julgamentos pessoais.
Isso porque atuamos transitando entre normas preconizadas por órgãos de referência para a proteção e promoção da saúde da população e as decisões individuais das famílias que, por sua vez, recebem forte influência do entorno socioeconômico e cultural.
O conteúdo deste curso vai prepará-la para oferecer orientações seguras e eficazes aos seus pacientes, reconhecendo as falhas e vieses implícitos em nossa formação e como separar julgamentos pessoais e sociais da sua prática clínica, minimizando assim seu impacto na qualidade do seu trabalho como facilitadora do processo da amamentação.
AULA 1 – Como trabalhar com amamentação e evitar o conflito de interesses: proteção política e defesa do aleitamento
Profª Cris Machado
AULA 2 – Como fazer atendimentos virtuais de amamentação
Profª Bianca Balassiano
AULA 3 – Antirracismo no atendimento de amamentação
Profª Denize Ornelas
AULA 4 – Como ter uma prática clínica baseada em evidências científicas
Profª Cris Machado
Trabalha na assistência à amamentação e quer manter-se atualizada em relação aos desafios da profissão
Deseja aprofundar seus conhecimentos a respeito do impacto do conflito de interesses no trabalho com amamentação, legislação, ativismo e políticas voltadas para a proteção da alimentação de lactentes
Quer começar a realizar atendimentos virtuais mas não sabe como fazê-lo de forma eficaz e segura
Está interessada em oferecer um atendimento verdadeiramente inclusivo para famílias diversas
Quer aprender como buscar evidências científicas para conquistar autonomia na sua prática clínica
Quer exercitar seu olhar profissional para a ética do cuidado
Quer trabalhar com segurança e confiança reconhecendo seu escopo de atuação e suas limitações
Está se preparando para a prova do IBLCE
Precisa recolher E-Cerps para revalidar seu título de IBCLC
É esperado que os profissionais de saúde precisem de ajuda para separar suas convicções pessoais da orientação que oferecem aos seus pacientes. É essencial também, reconhecer os vieses implícitos em nossa formação, julgamentos pessoais e sociais, para minimizar seu impacto na promoção da autonomia das famílias atendidas.
Para facilitar este processo, a proposta deste curso é orientar os profissionais para que atuem de acordo com o Código de conduta profissional dos IBCLCs e com as competências clínicas sugeridos pelo IBLCE®, órgão internacional regulador da prática da consultoria em lactação. A adesão ao Código de Conduta é uma exigência do órgão regulador para a certificação ou revalidação do título internacional.
Além de oferecer aos IBCLCs (Consultores Internacionais em Lactação) a oportunidade de coletar os E-Cerps necessários para revalidação do seu título a cada 5 anos, este curso pretende ampliar o olhar do profissional da assistência à amamentação, aprofundando seus conhecimentos nas temáticas relacionadas à ética do cuidado.
Graduada em Psicologia pela UFRJ, especialista em Saúde Integral Materno-Infantil pela Maternidade Escola da UFRJ. Atua como consultora em lactação desde 2008, tendo recebido a certificação de IBCLC em 2015. Além disso, atua há 6 anos como educadora para profissionais interessados em se capacitar no atendimento às duplas mãe-bebê e suas famílias.
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Aleitamento Materno e certificação internacional de consultoria em lactação.
Atualmente, Cris ministra cursos de extensão em aleitamento materno e é docente de Pós-Graduação em Cuidado Materno Infantil. Além disso, é mãe de dois, criadora de conteúdo para redes sociais e ativista dos direitos das mulheres.
Médica de Família e Comunidade, Denize é formada em Medicina pela UFF; Mestre em Saúde da Família pela UNIFESP; Especialista em Terapia Sistêmica de Casal e Família pela PUC-SP; Saúde e Terapia Sexual pelo IEPOS-Hospital Pérola Byington, onde atua como docente. É membro do Coletivo NegreX, coordenadora do GT de Saúde da População Negra da SBMFC e Diretora de Comunicação da APMFC.
4 aulas
com 5h no total
Certificado com
direito a 5 horas de educação em lactação reconhecidas pelo IBLCE® (5 E-Cerps) emitido na própria plataforma
Material de apoio para acompanhamento das aulas
6 meses de acesso a todas as gravações e materiais
Suporte durante o período de acesso ao curso. Tire suas dúvidas na própria plataforma de ensino!
“Aprenda a lidar com os desafios éticos da assistência à amamentação, incorporando conhecimentos imprescindíveis para uma prática clínica baseada em evidências científicas, livre de conflitos de interesses, inclusiva e antirracista, garantindo a segurança e eficácia nos seus atendimentos presenciais e virtuais.”
Você sabia que os países cuja legislação está alinhada ao Código da OMS têm taxas de aleitamento exclusivo 20% melhores que os demais?
Você sabia que o aleitamento continuado nos primeiros 2 anos de vida é maior do que o dobro nos países em que a legislação está alinhada ao Código da OMS?
Nessa aula você vai entender a importância do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno da OMS, da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes) e como defender o uso desta legislação na sua prática profissional e evitar o conflito de interesses, contribuindo assim para a promoção e apoio ao aleitamento.
Conteúdo programático:
Nessa aula você vai aprender como desenvolver um fluxo de atendimento para consultas virtuais, como estruturar esse modelo de consulta de forma eficaz. Você aprenderá estratégias e ferramentas para fazer avaliações à distância e como fazer um acompanhamento pós consulta diferenciado, que seja capaz de atender às diferentes necessidades das famílias que são atendidas virtualmente.
Conteúdo programático:
Muito se fala sobre antirracismo em nossos dias, mas não há muito consenso a respeito de como incluir suas práticas nos atendimentos de amamentação. Como reconhecer e combater o preconceito para estender ao seu atendimento práticas verdadeiramente inclusivas, criando um ambiente seguro para todas as famílias.
Conteúdo programático:
Como fazer pesquisa de evidências para evitar que suas pacientes sejam tratadas com práticas desatualizadas e de pouco rigor acadêmico.
Conteúdo programático:
Acesso por 6 meses. As aulas são gravadas. Aprenda no seu ritmo quando e onde quiser.
Para dúvidas diretamente comigo via plataforma HOTMART. Acesso por 6 meses.