Pré-Inscrição ENCERRADA. Inscreva-se na Lista de Espera para ser avisada da abertura das vagas.
IBCLC
Você será transferida(o) para a página de inscrição, preencha os campos abaixo:
Pré-Inscrição ENCERRADA. Inscreva-se na Lista de Espera para ser avisada da abertura das vagas.
Quer receber o ebook gratuito “Como se tornar uma Consultora Internacional de Amamentação?”
IBCLC significa International Board Certified Lactation Consultant, ou seja, Consultor em Lactação com certificação internacional.
Ao se tornar uma IBCLC, você passa a ser uma profissional que obteve e mantém a credencial que identifica conhecimento e expertise nos cuidados e gestão da amamentação.
Possuir este título, que é o mais relevante de nossa profissão, oferece credibilidade para o profissional que o possui e segurança para quem procura um profissional certificado.
Hoje, em nosso país, assim como em diversos outros lugares ao redor do mundo, a profissão de consultora de lactação não é regulamentada e não temos um currículo unificado para a formação de profissionais habilitados a exercer essa profissão.
Isso significa que qualquer pessoa que se sinta apta, em termos de conhecimento, pode atender uma dupla mãe-bebê, o que pode ser arriscado em termos de segurança para o público em geral, além de desvalorizar a nossa prática profissional.
É claro que todos temos que começar de alguma forma e não se espera que alguém conquiste o título internacional para que depois comece a atender. Mas é importante ter em mente que, como objetivo profissional, os atendimentos que prestamos após a nossa formação inicial, estão nos preparando para a meta de ser um dia uma Consultora Internacional em Lactação.
O título funciona então, como uma chancela de qualidade ao seu trabalho. É um selo que demonstra sua qualificação para a família e um diferencial frente outros profissionais da área que não possuem a certificação internacional. Afinal de contas, para ter o título e mantê-lo, você precisará atestar a sua experiência clínica, suas horas de dedicação aos estudos específicos de lactação e também a sua formação em ciências da saúde.
A única forma de tornar-se uma IBCLC é através da prova de título. Para inscrever-se no exame, você precisa conquistar os seguintes pré-requisitos nos 5 anos anteriores à prova:
90 horas de educação em lactação + 5 horas de educação em habilidades de comunicação
Ter graduação na área da saúde OU cursar as 14 disciplinas de ciências da saúde exigidas pelo IBLCE®
Comprovação de 500 a 1000 horas de prática clínica em atendimentos de amamentação (a depender da rota escolhida)
São duas provas por ano. Uma no primeiro semestre, que é aplicada apenas em inglês, e uma no segundo semestre, na língua do país em que a prova está sendo aplicada.
Nossa profissão é regulada por um órgão internacional independente, o IBLCE® (International Board of Lactation Consultant Examiners ou Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação).
O IBLCE® nasceu em 1985 com o propósito de proteção da saúde, do bem-estar e da segurança do público, através de critérios internacionais que avaliam os conhecimentos em lactação e assistência à amamentação.
É este conselho que confere a credencial de Consultor em Lactação Certificado pelo Conselho Internacional (IBCLC).
Duração do tempo de prova:
4 horas
Número de questões:
175
Valor médio:
US$400 dólares para o Brasil
É aplicada em centros de informática espalhados por 5 capitais brasileiras e você pode escolher onde fazer
Diferente de outros concursos que estamos acostumados em nosso país, as questões da prova não podem ser divulgadas. Mas temos um simulado no modelo da prova e que é bem semelhante ao modelo aplicado, funcionando como uma excelente ferramenta de estudo.
É preciso revalidar seu título de 5 em 5 anos. Mas é importante ficar atenta aos pré-requisitos! Por exemplo, para a revalidação do seu título é necessário:
Estes requisitos precisam ser coletados nos 5 anos compreendidos entre a sua certificação inicial e o momento em que você vai precisar revalidar seu título.
Sou uma das maiores referências de informação sobre a prova do IBLCE® no Brasil. Desde 2016 todos os meus cursos emitem certificados com direito à pontuação CERPs, ou seja, sua programação abrange a lista de conteúdos exigidos e recomendados pelo IBLCE®, servindo como comprovação de horas de educação em lactação para as provas de certificação e revalidação do título internacional.
Além disso, eu e as demais professoras somos IBCLCs e conhecemos profundamente o modelo de prova aplicado, a bibliografia recomendada e utilizada na formulação de questões, além de estarmos afinadas com os valores preconizados pela instituição.
Fiz os cursos da Bianca Balassiano em 2021, onde pude me apaixonar ainda mais por tudo isso! Bianca, Kely, Vânia, vocês são incríveis!
Foi um dos cursos mais importantes que eu fiz! Bianca, eu não tenho palavras para agradecer tudo o que você representa para nós. É um prazer enorme ser aluna tua e agora poder dividir esse título com você.
Obrigada por tudo. Só quem te conhece sabe a pessoa generosa que você é!
Não parei mais e fiz simplesmente TODOS os cursos que a Bianca promoveu.
Com as professoras, ampliei meu olhar sobre o universo do “tetê” e foram elas que me estimularam a me inscrever na prova do IBLCE ainda em 2020.
Queria deixar meu agradecimento público à Bianca. Ela que me mandou mensagem falando que o resultado tinha saído! Foi ela que me estimulou a fazer essa prova, passou meses tirando dúvidas – muito disponível, numa torcida genuína!
Ela fica instigando mesmo as alunas a prestarem essa prova, terem o título de IBCLC. Ela sabe a importância de cada vez mais consultoras em lactação no Brasil tirarem esse título. Poucas pessoas conhecem o tamanho da generosidade dessa mulher. Muito obrigada, Bianca, por você ter acreditado em mim, por você ter me estimulado!