4a Jornada de Atualização em Amamentação Bianca Balassiano
Convidadas de Honra: Dra. Lenore Goldfarb (PhD, CCC, IBCLC, ALC) e Diana West (IBCLC)
Tema principal: Indução da lactação, estímulo da produção de leite em pessoas não gestantes, amamentação na população trans
Dia 11 de fevereiro de 2022 – evento online 
Duração do evento: 6 horas 
 
Conferência online em Inglês COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PARA O PORTUGUÊS
MATERIAL EXCLUSIVO INCLUSO PARA TODOS OS PARTICIPANTES!
Acesso às gravações do evento com tradução simultânea por 30 dias após a apresentação ao vivo.
Serão concedidos certificados de participação com direito a 6 L-Cerps (Pontuação reconhecida para certificação e re-certificação pelo IBLCE) e material de apoio traduzido para o Português.
PÚBLICO ALVO: Consultoras de lactação, pediatras, fonoaudiólogas, enfermeiras, psicólogas e demais profissionais de saúde envolvidos no acompanhamento da indução à lactação e amamentação em pessoas não gestantes.
PROGRAMAÇÃO: 
10h – Lactação induzida em pessoas não gestantes
Nunca diga nunca: lactação induzida da possibilidade à probabilidade 
Com Dra. Lenore Goldfarb, PhD, CCC, IBCLC, ALC
Duração: 90 minutos + Q&A (perguntas e respostas)
 
Descrição:
O objetivo desta apresentação é oferecer uma visão geral a respeito do que lactantes adotivas e pessoas que não gestaram vem historicamente fazendo para induzir a lactação e o que é proposto na atualidade. A apresentação incluirá uma breve história do desenvolvimento dos protocolos para indução da lactação, a fisiologia da lactação induzida, o papel da consultora de lactação, a importância da supervisão médica, e um panorama dos resultados conquistados baseados em informação obtida de pesquisas recentes, para orientar a prática clínica. 
 
Objetivos da apresentação:
Relatar a história da lactação induzida, relactação e amamentação adotiva
Descrever a fisiologia associada com as fases acima
Descrever os protocolos comuns e procedimentos usados mais recentemente
Listar diversas medicações e ervas usadas com esse propósito
Descrever a pesquisa associada com os itens acima e o papel do profissional de saúde.
ATENÇÃO: Excepcionalmente a palestra da Dra. Lenore Goldfarb será apresentada em gravação com tradução simultânea ao vivo em Português e ela estará ao vivo conosco para uma sessão de perguntas e respostas ao final da palestra.
11h30 – Q&A com Dra. Lenore ao vivo
12h às 14h – INTERVALO
14h – Experiências de lactação de pessoas trans e como ajudá-los de forma mais eficaz
com Diana West
Duração: 90 minutos + Q&A (perguntas e respostas)
Descrição:
Profissionais da amamentação em todo o mundo estão recebendo cada vez mais pessoas trans interessados em amamentar (ou “alimentar no peito”, como alguns preferem nomear). No entanto, nossos termos e estratégias tradicionais de manejo clínico nem sempre os ajudam de forma eficaz e podem ter o potencial de causar mais mal do que bem. Esta apresentação envolvente e reveladora traz os resultados de uma pesquisa qualitativa de 2016 sobre as experiências de homens trans com parto e lactação, patrocinado pela Universidade de Ottawa, Canadá, do qual Diana é coautora com Trevor MacDonald, Joy Noel-Weiss e uma equipe de pesquisadores e médicos de ponta.
Os participantes aprenderão estratégias práticas, técnicas e habilidades de comunicação que melhor atendem às necessidades de homens e mulheres trans e suas famílias, para melhorar suas experiências e resultados de amamentação.
16h às 17h – INTERVALO
17h – Ordenhar mais leite com conforto: Como orientar o uso correto da bomba elétrica para pacientes que induzem a lactação
Com Diana West
Duração: 90 minutos + Q&A (perguntas e respostas)
No processo de indução da lactação, uma parte essencial do estímulo da produção de leite recai sobre o uso adequado das bombas elétricas.
Oferecendo insights tanto da experiência pessoal quanto da prática profissional ajudando as mães a ordenhar nos últimos 25 anos, esta apresentação explora estratégias para maximizar a remoção do leite e o conforto da ordenha, incluindo seleção da bomba, escolha do funil, opções de modelos com mãos livres, rotinas de extração e dicas que fazem toda a diferença nos resultados obtidos.
 
BIOGRAFIA DAS PALESTRANTES:

Dra. Lenore Goldfarb, PhD, CCC, IBCLC, ALC é IBCLC e possui os seguintes títulos internacionais: Certified Canadian Counsellor e Advanced Lactation Consultant, além de co-fundadora da Clínica Goldfarb de Amamentação do Jewish General Hospital, em Montreal, Quebec. A Dra. Goldfarb é presidente da Canadian Breastfeeding Foundation e diretora e educadora do International Institute of Human Lactation, Health e-Learning.com e Step 2 Education International Inc.
Dra. Goldfarb é a co-autora, junto com o Dr. Jack Newman, de “Os protocolos para lactação induzida: um guia para maximizar a produção de leite materno”. Mais recentemente, a Dra. Goldfarb atuou como revisora do livro CORE CURRICULUM FOR INTERDISCIPLINARY LACTATION CARE.
 Ela é a fundadora/moderadora do site www.asklenore.info – um recurso informativo para mães que desejam induzir a lactação e/ou amamentação adotiva. Ela também é co-fundadora do Programa Lactation Care Counsellor Certification em Mumbai, India.  A Dra. Goldfarb completou seu  Ph.D. na The Union Institute and University, em Cincinnati, Ohio e apresenta-se com temas relacionados ao universo da amamentação pelo mundo afora.
Casada há 26 anos, ela tem 2 filhos nascidos via útero de substituição, pelos quais induziu a lactação e amamentou, criando e usando os protocolos Newman-Goldfarb (Newman-Goldfarb Protocols for Induced Lactation®).

Diana West é consultora de lactação certificada pelo conselho internacional (IBCLC) em Nova Jersey e líder aposentada da La Leche League, com mais de vinte anos de experiência trabalhando com famílias que amamentam. Ela publicou muitos livros, incluindo Making More Milk: The Breastfeeding Guide to Increase Your Milk Production (segunda edição lançada em novembro de 2019), Sweet Sleep: Nighttime and Naptime Strategies for the Breastfeeding Family, a 8ª edição de The Womanly Art of Breastfeeding, Breastfeeding after Breast and Nipple Procedures, Defining Your Own Success: Breastfeeding after Breast Reduction Surgery e a popular ferramenta de avaliação clínica da amamentação pela ILCA. Ela também é coautora de um artigo de pesquisa com uma equipe liderada por Trevor MacDonald e Joy Noel-Weiss sobre as experiências de homens trans com lactação e identidade de gênero. Diana é bacharel em psicologia e atualmente faz um mestrado em religião. Ela tem três filhos adultos e vive em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
SOBRE O EVENTO:
Dia 11 de Fevereiro, sábado, de 10 às 19h30
O evento será totalmente online, transmitido via plataforma Zoom com tradução simultânea para o Português.
É possível também ouvir o áudio original em inglês.
Serão concedidos certificados de participação com direito a 6 L-Cerps (Pontuação reconhecida para certificação e re-certificação pelo IBLCE)
Será oferecido material de apoio para as apresentações, totalmente traduzido para o Português.
A inscrição para o evento inclui acesso à gravação da conferência por 30 dias após a apresentação ao vivo.
Serão oferecidas bolsas de estudo para alunas que apresentem requisitos de vulnerabilidade social, tais como raça, classe social e maternidade. Os requisitos não são cumulativos. Inscreva-se em https://forms.gle/UNqvTgVse9Vp7AYq5 
As inscrições para bolsas serão coletadas até dia 10/01/2022. Divulgação de resultados via e-mail até dia 17/01/2022.