3a Jornada de Atualização em Amamentação Bianca Balassiano

Convidados de Honra: Melissa Cole (MS, IBCLC, RLC) e Dr. Bobby Ghaheri (MD)

Dia 19 de fevereiro de 2022 – evento online

Conferência online em Inglês COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PARA O PORTUGUÊS

MATERIAL EXCLUSIVO INCLUSO PARA TODOS OS PARTICIPANTES!

Acesso às gravações do evento com tradução simultânea por 30 dias após a apresentação ao vivo.

Serão concedidos certificados de participação com direito a 6 L-Cerps (Pontuação reconhecida para certificação e re-certificação pelo IBLCE) e material de apoio traduzido para o Português.

PÚBLICO ALVO: Consultoras de lactação, pediatras, fonoaudiólogas, odontopediatras, fisioterapeutas, enfermeiras e demais profissionais de saúde envolvidos na avaliação, diagnóstico e tratamento de anquiloglossia e demais intercorrências de amamentação em bebês e lactantes.

PROGRAMAÇÃO:

14h – Avaliação Oral Infantil: Explorando Anatomia e Função Além do Frênulo (Com Melissa Cole)

Duração: 60 minutos + perguntas

É uma língua presa? O que mais poderia estar acontecendo? Ter uma compreensão mais profunda do complexo orofacial e dos padrões motores orais funcionais pode ajudar a levar suas técnicas de avaliação para o próximo nível. Tem dúvidas sobre mandíbulas, línguas, palato, tom oral, padrões de sucção e muito mais? Esta apresentação se concentra em compreender os detalhes mais sutis e o panorama geral quando se trata de avaliação oral em bebês. Cobriremos os fundamentos da anatomia oral infantil, técnicas de avaliação e movimentos, força e padrões de sucção ideais versus subótimos.

Objetivos:

Demonstrar os fundamentos da avaliação da anatomia oral infantil

Descrever padrões de sucção imaturos vs. maduros

Identificar pelo menos três aspectos da avaliação oral em bebês

16h – O impacto da anquiloglossia na mecânica da amamentação: diagnóstico e manejo (Com Dr. Bobby Ghaheri)

Duração: 120 minutos + perguntas

Esta palestra explicará a fisiologia básica dos movimentos da língua durante a amamentação usando o ultrassom da mamada. Seguindo a compreensão da fisiologia da língua, vamos nos concentrar em técnicas de diagnóstico, sinais / sintomas de anquiloglossia e, em seguida, opções de tratamento cirúrgico (tesouras e dois tipos de laser). Ao longo da palestra, também nos concentraremos nas evidências publicadas que apoiam a liberação da anquiloglossia.

19h – O papel do profissional de lactação no apoio aos resultados ideais de reabilitação para o recém-nascido pós-frenectomia (com Melissa Cole)

Duração: 120 minutos + perguntas

Um tópico muito debatido entre os profissionais é o cuidado pós-frenotomia. Existem algumas teorias emergentes e idéias de prática clínica quando se trata de frenotomia pós-tratamento para o recém-nascido. Os profissionais e as famílias às vezes tem dificuldades em encontrar o equilíbrio entre o cuidado eficiente após o procedimento e, ao mesmo tempo, minimizar o estresse e o desconforto do recém-nascido. Embora as evidências apontem fortemente para o benefício da frenotomia para neonatos com língua presa, há poucas evidências publicadas sobre as melhores práticas de tratamento pós-parto. Durante esta apresentação, exploraremos o papel do consultor de lactação no apoio à família após a frenotomia. Também discutiremos a dor neonatal e as estratégias de controle da dor e o impacto do estresse na cicatrização de feridas. Esta apresentação ajudará a fornecer uma visão abrangente das estratégias de tratamento pós-frenotomia que os profissionais de lactação devem considerar ao apoiar as famílias que lidam com as preocupações pós-frenotomia.

BIOGRAFIA DOS PALESTRANTES

Melissa Cole, MS, IBCLC, RLC é Consultora de lactação certificada, profissional de avaliação motora-oral neonatal e fitoterapeuta clínica em prática privada. Melissa é apaixonada por oferecer suporte abrangente e holístico à lactação e melhorar o nível de habilidades clínicas de lactação para profissionais de saúde. Ela se interessa por ensinar, pesquisar e escrever sobre tópicos relacionados ao bem-estar e à lactação. Melissa é Bacharel em Ciências de Saúde Materno-Infantil e consultoria em lactação e seu mestrado é em fitoterapia clínica. Melissa conduz ativamente pesquisas e colabora com várias associações profissionais de lactação e cuidados com a saúde. Antes de seguir seu caminho atual, a formação de Melissa foi em educação e artes culturais, o que a ajudou em seu trabalho como consultora de lactação e educadora de saúde. Ela adora viver, trabalhar e brincar no belo noroeste do Pacífico com seus 3 filhos.

Um pouco do trabalho desta palestrante em suas publicações:

Site oficial: www.lunalactation.com

Cole, M. (2014). Placenta Medicine as a Galactogogue: Tradition or Trend? Clinical Lactation, 5(4), 116-122. doi: 10.1891/2158-0782.5.4.116

Cole, M. (2012). Lactation after Perinatal, Neonatal, or Infant Loss. Clinical Lactation, 3(3), 94-100.

Cole, M., & Ghaheri, B. (2012, 11/19/12). The Basics of Tongue and Lip Tie: Related Issues, Assessment and Treatment link

Ghaheri, B. A., Cole, M., Fausel, S. C., Chuop, M., & Mace, J. C. (2016). Breastfeeding improvement following tongue-tie and lip-tie release: A prospective cohort study. The Laryngoscope, n/a-n/a. doi: 10.1002/lary.26306 link

Ghaheri, B. A., Cole, M., & Mace, J. C. (2018). Revision Lingual Frenotomy Improves Patient-Reported Breastfeeding Outcomes: A Prospective Cohort Study. Journal of human lactation : official journal of International Lactation Consultant Association, 1(890334418775624), 0890334418775624. link

Bobby Ghaheri, MD fez seu curso de graduação em espanhol e antropologia na The Ohio State University e lá permaneceu para estudar medicina. Em 2002, ele e sua esposa se mudaram para Portland, Oregon, onde fez seu treinamento de residência em otorrinolaringologia / cirurgia de cabeça e pescoço na Oregon Health Sciences University. Em 2007, ele ingressou na The Oregon Clinic, a maior clínica multi especializada do Oregon. Seu interesse clínico é ajudar bebês com dificuldades de amamentação. Esse desejo decorre de experiências pessoais, onde ambas as filhas tiveram problemas significativos para mamar. Ele é pioneiro dentre os poucos cirurgiões otorrinolaringologistas nos Estados Unidos que usa tratamento a laser em consultório para ajudar bebês a amamentar, além de tratar crianças mais velhas e adultos para problemas dentários e de fala.

Um pouco do trabalho do palestrante em suas publicações:

Site oficial: www.drghaheri.com

Cole, M., & Ghaheri, B. (2012, 11/19/12). The Basics of Tongue and Lip Tie: Related Issues, Assessment and Treatment Ghaheri, B. A., Cole, M., Fausel, S. C., Chuop, M., & Mace, J. C. (2016). Breastfeeding improvement following tongue-tie and lip-tie release: A prospective cohort study. The Laryngoscope, n/a-n/a. doi: 10.1002/lary.26306 Ghaheri, B. A., Cole, M., & Mace, J. C. (2018). Revision Lingual Frenotomy Improves Patient-Reported Breastfeeding Outcomes: A Prospective Cohort Study. Journal of human lactation : official journal of International Lactation Consultant Association, 1(890334418775624), 0890334418775624.

Ghaheri BA, Lincoln D, Mai TNT, Mace JC. Objective Improvement After Frenotomy for Posterior Tongue-Tie: A Prospective Randomized Trial. Otolaryngology–Head and Neck Surgery. September 2021. doi:10.1177/01945998211039784

  

SOBRE O EVENTO:

Dia 19 de Fevereiro, sábado, de 14h às 22h. 

O evento será totalmente online, transmitido via plataforma Zoom com tradução simultânea para o Português.

É possível também ouvir o áudio original em inglês.

Serão concedidos certificados de participação com direito a 6 L-Cerps (Pontuação reconhecida para certificação e re-certificação pelo IBLCE)

Será oferecido material de apoio para as apresentações de Melissa Cole, totalmente traduzido para o Português.

A inscrição para o evento inclui acesso à gravação da conferência por 30 dias após a apresentação ao vivo.

Serão oferecidas bolsas de estudo para alunas que apresentem requisitos de vulnerabilidade social, tais como raça, classe social e maternidade. Os requisitos não são cumulativos. Inscreva-se em https://forms.gle/UNqvTgVse9Vp7AYq5

As inscrições para bolsas serão coletadas até dia 10/01/2022. Divulgação de resultados via e-mail até dia 17/01/2022.