Como ser uma IBCLC

Se você já foi minha aluna ou me acompanha há algum tempo nas redes sociais, sabe o quanto eu incentivo que toda consultora de amamentação preste o exame para se tornar uma IBCLC РConsultora Internacional em Lactação.

Mas por quê?

Hoje, em nosso país, assim como em diversos outros lugares ao redor do mundo, a profissão de consultora de lactação não é regulamentada e não temos um currículo unificado para a formação de profissionais habilitados a exercer essa profissão.

Isso significa que qualquer pessoa que se sinta apta, em termos de conhecimento, pode atender uma dupla m√£e-beb√™, o que pode ser arriscado em termos de seguran√ßa para o p√ļblico em geral, al√©m de desvalorizar a nossa pr√°tica profissional.

√Č claro que todos temos que come√ßar de alguma forma e n√£o se espera que algu√©m conquiste o t√≠tulo internacional para que depois comece a atender. Mas √© importante ter em mente que, como objetivo profissional, os atendimentos que prestamos ap√≥s a nossa forma√ß√£o inicial, est√£o nos preparando para a meta de ser um dia uma Consultora Internacional em Lacta√ß√£o.

O t√≠tulo funciona ent√£o, como uma chancela de qualidade ao seu trabalho. √Č um selo que demonstra sua qualifica√ß√£o para a fam√≠lia e um diferencial frente outros profissionais da √°rea que n√£o possuem a certifica√ß√£o internacional. Afinal de contas, para ter o t√≠tulo e mant√™-lo, voc√™ precisar√° atestar a sua experi√™ncia cl√≠nica, suas horas de dedica√ß√£o aos estudos espec√≠ficos de lacta√ß√£o e tamb√©m a sua forma√ß√£o em ci√™ncias da sa√ļde.

O IBLCE¬ģ

Nossa profiss√£o √© regulada por um √≥rg√£o internacional independente, o IBLCE¬ģ (International Board of Lactation Consultant Examiners ou Conselho Internacional de Avalia√ß√£o de Consultores em Lacta√ß√£o).

O IBLCE¬ģ nasceu em 1985 com o prop√≥sito de prote√ß√£o da sa√ļde, do bem-estar e da seguran√ßa do p√ļblico, atrav√©s de crit√©rios internacionais que avaliam os conhecimentos em lacta√ß√£o e assist√™ncia √† amamenta√ß√£o.

√Č este conselho que confere a credencial de Consultor em Lacta√ß√£o Certificado pelo Conselho Internacional (IBCLC).

O que significa ser uma IBCLC

IBCLC significa International Board Certified Lactation Consultant, ou seja, Consultor em Lactação com certificação internacional.

Ao se tornar uma IBCLC, você passa a ser uma profissional que obteve e mantém a credencial que identifica conhecimento e expertise nos cuidados e gestão da amamentação.

Uma profissional IBCLC possui o conhecimento necess√°rio para:
‚ÄĘ Esclarecer d√ļvidas sobre amamenta√ß√£o e reduzir os riscos de n√£o amamentar
‚ÄĘ Promover ambientes que defendam a amamenta√ß√£o
‚ÄĘ Facilitar uma experi√™ncia impec√°vel em amamenta√ß√£o para as fam√≠lias
‚ÄĘ Identificar e gerenciar desafios de lacta√ß√£o com alta gravidade

Possuir este título, que é o mais relevante de nossa profissão, oferece credibilidade para o profissional que o possui e segurança para quem procura um profissional certificado.

Por que se tornar uma consultora internacional?

Como dito anteriormente, o título de IBCLC te confere mais credibilidade e reconhecimento na sua atuação. Ele é uma comprovação de seus conhecimentos na assistência à amamentação em nível internacional, além de ser um diferencial frente a outros profissionais que não possuem essa credencial.

Como se tornar IBCLC?

A √ļnica forma de tornar-se uma IBCLC √© atrav√©s da prova de t√≠tulo. Para inscrever-se no exame, voc√™ precisa conquistar os seguintes pr√©-requisitos nos 5 anos anteriores √† prova:

‚ÄĘ 90 horas de educa√ß√£o em lacta√ß√£o + 5 horas de educa√ß√£o em habilidades de comunica√ß√£o
‚ÄĘ Ter gradua√ß√£o na √°rea da sa√ļde OU cursar as 14 disciplinas de ci√™ncias da sa√ļde exigidas pelo IBLCE¬ģ
‚ÄĘ Comprova√ß√£o de 500 a 1000 horas de pr√°tica cl√≠nica em atendimentos de amamenta√ß√£o (a depender da rota escolhida)

Baixe aqui o material completo para entender quem pode tirar o t√≠tulo e as rotas que existem para se inscrever na prova do IBLCE¬ģ

icone-prova

Quando acontecem as provas do IBLCE¬ģ

São duas provas por ano. Uma no primeiro semestre, que é aplicada apenas em inglês, e uma no segundo semestre, na língua do país em que a prova está sendo aplicada.

No √ļltimo ano, houve um aumento de 85% no n√ļmero de IBCLCs no Brasil. Cerca de 95% delas, s√£o alunas Bianca Balassiano.

Como é a prova do IBLCE?

  • Dura√ß√£o do tempo de prova: 4 horas
  • N√ļmero de quest√Ķes: 175
  • Valor m√©dio: US$ 400 d√≥lares para o Brasil
  • √Č aplicada em centros de inform√°tica espalhados por 5 capitais brasileiras e voc√™ pode escolher onde fazer

Você precisa saber que:

  • Metade das quest√Ķes s√£o baseadas em imagens
  • O n√ļmero de acertos necess√°rios para a nota de corte varia a cada ano.
  • Todas as quest√Ķes s√£o de m√ļltipla escolha
  • A prova n√£o tem uma bibliografia indicada, mas o IBLCE libera uma lista de conte√ļdos indicados. VEJA AQUI
  • Os resultados saem em torno de 3 meses ap√≥s da data de aplica√ß√£o da prova (Geralmente entre os dias 13 e 20 de dezembro)

Diferente de outros concursos que estamos acostumados em nosso pa√≠s, as quest√Ķes da prova n√£o podem ser divulgadas. Mas temos um simulado no modelo da prova e que √© bem semelhante ao modelo aplicado, funcionando como uma excelente ferramenta de estudo.

Já tenho o título, e agora?

√Č preciso revalidar seu t√≠tulo de 5 em 5 anos. Mas √© importante ficar atenta aos pr√©-requisitos! Por exemplo, para a revalida√ß√£o do seu t√≠tulo √© necess√°rio:

‚ÄĘ Um curso de suporte b√°sico de vida (RCP, PRN ou outros);
‚ÄĘ Comprova√ß√£o de 250 Horas de Pr√°tica em Consultoria em Lacta√ß√£o (educa√ß√£o, administra√ß√£o, pesquisa, pr√°tica cl√≠nica ou prote√ß√£o do aleitamento);
‚ÄĘ Refazer o exame anual OU comprovar 67 Pontos de Reconhecimento de Educa√ß√£o Continuada (CERPs) conforme ‚ÄĘ Autoavalia√ß√£o pessoal de Educa√ß√£o Continuada;
‚ÄĘ 5 horas de estudo sobre √©tica profissional com comprova√ß√£o de 5 E-CERPs (pontos de reconhecimento de educa√ß√£o continuada previamente aprovados pelo IBLCE¬ģ) EM BREVE UM NOVO CURSO SER√Ā OFERECIDO

Estes requisitos precisam ser coletados nos 5 anos compreendidos entre a sua certificação inicial e o momento em que você vai precisar revalidar seu título.

Eu vou te ajudar a conquistar a sua certificação!

Sou uma das maiores refer√™ncias de informa√ß√£o sobre a prova do IBLCE¬ģ no Brasil. Desde 2016 todos os meus cursos emitem certificados com direito √† pontua√ß√£o CERPs, ou seja, sua programa√ß√£o abrange a lista de conte√ļdos exigidos e recomendados pelo IBLCE¬ģ, servindo como comprova√ß√£o de horas de educa√ß√£o em lacta√ß√£o para as provas de certifica√ß√£o e revalida√ß√£o do t√≠tulo internacional.

Al√©m disso, eu e as demais professoras somos IBCLCs e conhecemos profundamente o modelo de prova aplicado, a bibliografia recomendada e utilizada na formula√ß√£o de quest√Ķes, al√©m de estarmos afinadas com os valores preconizados pela institui√ß√£o.

Com a minha Formação Completa em Amamentação (90h) + o curso Habilidades de Comunicação no Manejo da Amamentação você garante todos os pré-requisitos educacionais necessários para fazer sua inscrição.

Recentemente, a uni√£o da Bianca Balassiano Amamenta√ß√£o com a Lumos Cultural ganhou o t√≠tulo de Organiza√ß√£o Reconhecida no Apoio √† Amamenta√ß√£o pelo IBLCE¬ģ, sendo a primeira e √ļnica institui√ß√£o a conquistar este selo em territ√≥rio nacional.

Sinta-se preparada para a prova do IBLCE com o Simulado do LER traduzido para o português.

Depoimento de alunas que conquistaram a certificação:

rating

Raquel Lotti

Enfermeira e IBCLC

‚ÄúFiz os cursos da Bianca Balassiano em 2021, onde pude me apaixonar ainda mais por tudo isso! Bianca, Kely, V√Ęnia, voc√™s s√£o incr√≠veis!

Foi um dos cursos mais importantes que eu fiz! Bianca, eu n√£o tenho palavras para agradecer tudo o que voc√™ representa para n√≥s. √Č um prazer enorme ser aluna tua e agora poder dividir esse t√≠tulo com voc√™.

Obrigada por tudo. S√≥ quem te conhece sabe a pessoa generosa que voc√™ √©!‚ÄĚ

rating

Clarissa Aires

Pediatra e IBCLC

“Não parei mais e fiz simplesmente TODOS os cursos que a Bianca promoveu.
Com as professoras, ampliei meu olhar sobre o universo do ‚Äútet√™‚ÄĚ e foram elas que me estimularam a me inscrever na prova do IBLCE ainda em 2020.‚ÄĚ

rating

Mariana Bahia

Enfermeira e IBCLC

‚ÄúQueria deixar meu agradecimento p√ļblico √† Bianca. Ela que me mandou mensagem falando que o resultado tinha sa√≠do! Foi ela que me estimulou a fazer essa prova, passou meses tirando d√ļvidas – muito dispon√≠vel, numa torcida genu√≠na!

Ela fica instigando mesmo as alunas a prestarem essa prova, terem o t√≠tulo de IBCLC. Ela sabe a import√Ęncia de cada vez mais consultoras em lacta√ß√£o no Brasil tirarem esse t√≠tulo. Poucas pessoas conhecem o tamanho da generosidade dessa mulher. Muito obrigada, Bianca, por voc√™ ter acreditado em mim, por voc√™ ter me estimulado!‚ÄĚ

Ficou com alguma d√ļvida?

Fale com a Bianca através dos canais:

Bianca Balassiano