O curso

Dilemas éticos fazem parte da vida profissional de quem atua na assistência à amamentação. Oferecer orientação apropriada às famílias que estão vivendo desafios no processo da amamentação e alimentação de seus bebês pode trazer questionamentos e dificuldades inerentes ao fato de que normas preconizadas para a proteção e promoção da saúde esbarram, invariavelmente, em decisões individuais que, por sua vez, recebem forte influência do marketing agressivo da indústria, além do impacto cultural.

A proposta do curso é, portanto, orientar os profissionais para que atuem de acordo com o Código de conduta profissional dos IBCLCs e com as Competências clínicas sugeridos pelo IBLCE®, órgão internacional regulador da prática da consultoria em lactação. A adesão ao Código de conduta é uma exigência do órgão regulador para a certificação ou revalidação do título internacional.

O curso é composto por 4 aulas onde, ao longo de 5 horas, as professoras irão abordar temáticas diversas sobre os desafios éticos do trabalho com famílias durante o período da amamentação e perinatalidade.

Além de oferecer aos IBCLCs (Consultores Internacionais em Lactação) a oportunidade de coletar os E-Cerps necessários para revalidação do seu título a cada 5 anos, este curso pretende ampliar o olhar do profissional da assistência à amamentação, aprofundando seus conhecimentos nas temáticas relacionadas à ética do cuidado.

Você vai aprender

Com este conteúdo, você poderá fortalecer seu compromisso profissional e adesão ao Código Internacional de substitutos do leite humano da OMS e NBCAL, aprender como manter sua prática clínica livre de conflitos de interesses, aprofundar os conhecimentos a respeitos das competências clínicas da consultora internacional em lactação e o escopo de atuação no trabalho com famílias, como incorporar práticas antirracistas tornando seu atendimento verdadeiramente inclusivo e seguro, além de explorar a responsabilidade clínica nas interações mediadas pelas redes sociais.

O curso é para você que:

Está interessada em oferecer um atendimento verdadeiramente inclusivo e seguro para famílias diversas.

Deseja aprofundar seus conhecimentos a respeito do impacto do conflito de interesses no trabalho com amamentação, legislação, ativismo e políticas voltadas para a proteção da alimentação de lactentes.

Trabalha na assistência à amamentação e quer manter-se atualizada em relação aos desafios éticos da profissão.

Quer exercitar seu olhar profissional para a ética do cuidado.

Quer trabalhar com segurança e confiança reconhecendo seu escopo de atuação e suas limitações.

Está se preparando para a prova do IBLCE.

Precisa recolher E-Cerps para revalidar seu título de IBCLC.

Vídeo convite:

Com quem você vai aprender

Cristina Machado

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Aleitamento Materno e certificação internacional de consultoria em lactação.
Atualmente, Cris ministra cursos de extensão em aleitamento materno e é docente de Pós-Graduação em Cuidado Materno Infantil.
Além disso, é mãe de dois, criadora de conteúdo para redes sociais e ativista dos direitos das mulheres.

Bianca Balassiano

Graduada em Psicologia pela UFRJ, especialista em Saúde Integral Materno-Infantil pela Maternidade Escola da UFRJ. Atua como consultora em lactação desde 2008, tendo recebido a certificação de IBCLC em 2015. Além disso, atua há 6 anos como educadora para profissionais interessados em se capacitar no atendimento às duplas mãe-bebê e suas famílias.

Denize Ornelas

Médica de Família e Comunidade, Denize é formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Terapia Sistêmica de Casal e Família pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Saúde e Terapia Sexual pelo IEPOS-Hospital Pérola Byington, em que atua como docente convidada. É uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Saúde da População Negra da SBMFC e é Diretora de Comunicação da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade.

O curso inclui

4 aulas, com 5h no total.

Certificado com direito a 5 horas de educação em lactação reconhecidas pelo IBLCE® (5 E-Cerps) emitido na própria plataforma.

Material de apoio para acompanhamento das aulas.

30 dias de acesso a todas as gravações e materiais.

Suporte durante o período de acesso ao curso. Tire suas dúvidas na própria plataforma de ensino!

Aprenda a lidar com os desafios éticos presentes no atendimento de amamentação, aprofundando seus conhecimentos sobre o Código da OMS e mantendo uma prática livre de conflitos de interesses, incorporando práticas antirracistas para tornar seu atendimento verdadeiramente inclusivo e seguro para todos, e exercitando a responsabilidade clínica nas interações mediadas pelas redes sociais.

Investimento

R$497 à vista ou em até 12x de R$ 49,60 (com juros) 

Programação

Clique no título para ver o conteúdo

AULA 1: Proteção política e defesa do aleitamento - 60 min

Profª. Cristina Machado
Entendendo o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno da OMS, a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes) – como defender o uso desta legislação na sua prática profissional e evitar o conflito de interesses.

Conteúdo Programático:
– Entendendo o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno da OMS
– Conhecendo a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes)
– Conceitos básicos de ética e conflito de interesses
– Exemplos práticos de como defender o uso desta legislação na sua prática profissional e evitar o conflito de interesses

AULA 2: Competências clínicas e escopo de atuação da profissional de amamentação - 90 min

Profª. Bianca Balassiano
Habilidades exigidas da consultora, prática baseada em evidências, limitações da atuação, conduta profissional, encaminhamentos e como lidar com colegas cuja prática não está baseada em princípios científicos.

Conteúdo programático:
– Competências clínicas: qual a formação do profissional de amamentação e quais atividades está autorizado a exercer
– Prática clínica baseada em evidências: como proteger seus pacientes de práticas desatualizadas
– Os deveres do profissional que atua na assistência à amamentação
– Limitações da atuação e escopo da prática
– O Código de conduta profissional da Consultora Internacional em Lactação (IBCLC)

AULA 3: Antirracismo no atendimento de amamentação - 90 min

Profª. Denize Ornelas
Como incluir práticas antirracistas nos atendimentos de amamentação. Como reconhecer e combater o preconceito para estender práticas verdadeiramente inclusivas ao seu atendimento, criando um ambiente seguro para todas as famílias.

Conteúdo Programático:
– Origens do conceito de raças humanas e concepções atuais
– Racismo e suas manifestações na saúde: racismo internalizado, interpessoal e institucional
– Situações problemas – como o racismo se manifesta nos atendimentos em amamentação
– Como reconhecer e combater o racismo através práticas anti racistas nos atendimentos de amamentação

AULA 4: Profissionalismo na era das mídias sociais - 60 min

Profª. Bianca Balassiano
Princípios éticos e responsabilidade clínica nas interações via redes sociais, limitações entre difusão de informações e atendimento individualizado, comportamento profissional e integridade, preservação da confidencialidade de informações privadas, respeito à propriedade intelectual, parcerias comerciais e potenciais conflitos de interesses, ética do cuidado.

Conteúdo programático:
– O papel das redes sociais hoje na difusão de informações sobre saúde
– Uso responsável e profissional das mídias virtuais na assistência à amamentação
– Limitações da prática clínica nas interações via redes sociais
– Privacidade e confidencialidade de informações e imagens pessoais no meio virtual

Aprenda no seu ritmo

Acesso por 30 dias. As aulas são gravadas. Aprenda no seu ritmo quando e onde quiser.

Suporte exclusivo

Para dúvidas diretamente comigo via plataforma HOTMART. Acesso por 30 dias.

Ficou com alguma dúvida?

Fale com a Bianca através dos canais:

Bianca Balassiano
Open chat